domingo, 3 de janeiro de 2010

VENEZUELA SEJA BEM VINDA AO MERCOSUL





Enfim o Senado aprovou o ingresso da Venezuela no MERCOSUL. Entretanto três senadores pernambucanos votaram contra, são eles: Marco Maciel (DEM), Sérgio Guerra (PSDB) e Jarbas Vasconcelos (PMDB). São políticos que estão de costas para o futuro, para eles, democracia se resume a alternância no poder e não estão nada preocupados com atentados contra direitos humanos, monopólio nas comunicações, concentração de renda, concentração fundiária dentre outros, que dominam nosso Brasil.

Mesmo que os argumentos desses senadores fossem verdadeiros, eles não mais representam os tempos atuais, são homens com ranço de um passado negro, militaram durante a ditadura de mãos dadas com os governos militares. Triste coincidência, nenhum deles mostrou sua indignação com o golpe que depôs o presidente Zelaya em Honduras.

É bom que o mundo saiba que temos senadores que não se interessam pelo processo civilizatório, mas aplaudiram a fantasia trágica na era Bush Jr. Espero que esses três senadores sejam esquecidos pelos seus eleitores, porque o Brasil como o mundo clamam por homens que saibam unir os povos. A quem interessaria isolar a Venezuela...? A quem interessaria isolar o Irã...? A quem interessou isolar Cuba...? A cultura humana é muito superior a isto.

A America do Sul não é como alardeia os Estados Unidos, de que somos uma imensa plantação de coca e maconha e um paraíso do narcotráfico que precisa ser invadido com bases militares, via Colômbia e cercado pelo mar por sua frota naval. Somos sim, a maior reserva biotecnológica, temos as maiores reservas de petróleo e de água doce do mundo, e um conjunto de riquezas materiais e imateriais, como seu povo, com capacidade de colocar relação solidária entre nações como uma prática absolutamente possível, completamente distante da concorrência bélica, predatória e destrutiva da humanidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário