quinta-feira, 29 de abril de 2010

PERGUNTA DE UM TROVADOR QUE SONHA


Silvio Rodriguez Dominguez, músico, poeta e cantor cubano, nasceu em San Antonio de Los Baños, Cuba, em 29 de novembro de 1946. Expoente da música cubana surgida com a Revolução Cubana. Silvio é um dos cantores cubanos contemporâneos de maior relevo internacional, criador juntamente com Pablo Milanês, Noel Nicola, Vicente Feliú e outros músicos do movimento da nova trova cubana. É considerado um poeta lúcido e inteligente, capaz de sintetizar o intimismo e os temas universais com a mobilização e a consciência social.
Enviou ao Presidente Obama algumas perguntas inspirado em Bertold Brecht, com os seguintes dizeres: “Se o flautista de Hamelín partisse com todos os nossos filhos, compreenderíamos que se nos vai o futuro a Bertold Brecht, por suas Perguntas de um operário que lê...?”
“Se esse futuro que nos vai soubesse aonde o leva o flautista de Hamelín, partiria com ele...?”
“Se um grevista da fome exigisse que Obama levantasse o bloqueio, o apoiaria o Grupo Prisa...?”
“Se os milhares de cubanos que perdemos em atentados da CIA fizéssemos uma carta de denúncia, a assinaria Carlos Alberto Montaner...?”
“Se alguns signatários meditasse antes de condenar os cárceres alheios, resultariam incólumes os próprios...?”
“Se um líder do norte é um líder, por que é caudilho o que nasceu no sul...?”
“Se a política imperial é responsável por algumas de nossas desgraças, não deveríamos libertar-nos também dessa parte da política imperial...?”
“Se condenamos a guerra fria, nos referimos a toda ela ou só à porção alheia...?”
“Se este governo foi tão mau, de onde saiu este povo tão bom...?”
“Aborto (marque com uma cruz): assassinato, hedonismo, piedade, homossexuais (marque com uma cruz): Elton John adverte que Cristo era gay...?”
“Quem lhe importa ao PP (marque com uma cruz) Zapata ou Zapatero...?”
“Se a Casa Branca devolvesse Guantânamo e acabasse com o embargo, que posição (comum) adotaria o Kama-Sutra europeu...?”
“Se o que hoje maldiz ontem bendisse, com quem passou a noite...?”
“Se deveras nos faria tanto dano uma anistia, por que não mo explicam...?”
“Se a soma de ambas as intransigências nos extingue e nenhum resíduo nos arrasta ao passado, nossos filhos terão o que merecem...?”
“Que se passa com os negros? Que se passa com os amarelos? Que se passa com os brancos? Que se passa com os vermelhos, com os azuis e inclusive com os homenzinhos verdes...?”
“Se alguém rouba comida e depois resulta que não dá a vida, que fazer...?”
“Se outro Martí nascesse entre nós, poderia ser emigrante, rapper, autônomo, cidadão provinciano numa choupana periférica...?”
“Pátria, Universo, Vida, respeito ao semelhante e todos venceremos um bocadinho”

Não vamos julgar e muito menos condenar uma nação e todo seu povo, pelo capricho e a vaidade, somente para deixar sua marca de que é um império soberano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário