quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

13 DE DEZEMBRO DE 1968







Você se lembra desta data? Pois bem, ela não deve ser lembrada, mas, não podemos esquecê-la, pois corremos o risco dessa época voltar. Por ironia do destino este dia 13 caiu numa sexta-feira, foi quando o presidente Costa e Silva com mais 24 membros do alto escalão do governo militar, se reuniu no Palácio Laranjeiras e editaram o Ato Institucional numero-5, o famoso AI-5 que possibilitava o fechamento do congresso e acabava com o direito de habeas corpus, entre outras medidas autoritárias.

Foi o momento de “chumbo” do governo ditatorial militar no Brasil, cujo golpe de 1964 foi inteiramente produzido nos EUA, com direção do embaixador Lincoln Gordon e comando do general Vernon Whalters. Ex-diretor da CIA, amigo de militares brasileiros (particularmente do primeiro ditador, Castelo Branco) designado na época, adido militar na embaixada norte-americana no Brasil. Todos os golpes militares em países na America Latina foram montados e financiados por Washington.

Militares, elites econômicas e políticas se enquadravam e se enquadram hoje em “prováveis integrantes das futuras elites de terceiros países.” Caso especifico de Fernando Henrique Cardoso que teve sua relação com os interesses estrangeiros, particularmente os norte-americanos, tornada pública através dos documentos de governos e fundações dos EUA, liberados como determina a lei naquele país, depois de um determinado tempo. FHC foi financiado, desde os tempos de exílio no Chile, pela Fundação Ford.

Naquela época a Ford integrava a chamada Comissão Tri-lateral (AAA) América, África e Ásia, responsável pela fundação da chamada doutrina de segurança nacional. Era formada por outras fundações e setores do governo dos EUA. Todo o processo de construção política de FHC se deu com recursos estrangeiros. E assim, evidente, a formação do PSDB, a cooptação dos setores mais retrógados das elites e classes políticas em nosso país.

Para as eleições de 2010 precisamos nos policiar e muito, pois o PSDB de FHC com todos os seus tucanos virão com munição grossa, para de agora até o dia das eleições fazerem uso de toda a sorte de trapaças, golpes, sabotagens, como o apagão de Itaipu a partir de um curto circuito em São Paulo. Já começaram...

Nenhum comentário:

Postar um comentário